Passo a passo para ter o nome limpo

Ter o nome limpo traz facilidades em diversos momentos. Você consegue abrir uma conta em bancos sem dificuldade, dá para pedir empréstimos quando o orçamento apertar mais um pouco, solicitar um cartão de crédito, etc.

Acontece que as estatísticas brasileiras só apontam para um número cada vez mais alto de inadimplentes no Brasil. Apesar de todo esse caos econômico, com um pouco de paciência e atenção, é possível tirar todas as restrições do seu CPF e ter crédito no comércio novamente. Quer saber como? Confira esse passo a passo que criamos!

Passo 1: consulte o seu CPF

Para você ter o nome limpo é preciso saber quais as restrições que existem nele. O primeiro passo é, portanto, rastrear seu CPF e ver em quais órgãos de proteção ao crédito ele está negativado.

Geralmente, quando uma empresa insere o nome de uma pessoa na Serasa, ela também envia a mesma solicitação para o SPC. Ainda assim, é sempre importante realizar as duas pesquisas separadamente.

Para conhecer todas as suas dívidas acesse o site Serasa Consumidor e o Consumidor Positivo. Eles dirão quais os débitos pendentes dos últimos 5 anos, quais as empresas que negativaram seu nome e o valor.

Se você não tem cadastro ainda, é preciso criar uma conta. O processo é bem simples para os dois sites.

Faça também um rastreamento de cheques sem fundo e títulos protestados. Apesar de não constar esses registros no SPC e nem na Serasa, os dois também negativam seu nome.

Passo 2: comece as negociações para ter o nome limpo

Na maioria dos casos, a Serasa e o SPC já oferecem descontos exclusivos para quitar todas as dívidas registradas. Caso queira analisar mais de uma proposta, entre em contato com cada uma das empresas credoras e peça para negociar seus débitos.

As empresas sempre têm interesse em receber seus débitos e a negociação sempre será a melhor saída.

Passo 3: tenha uma vida financeira saudável

Ter o nome limpo não significa apenas pagar as contas que estão registradas no SPC ou na Serasa. É preciso um pouco mais de paciência e tempo para conseguir ter crédito no comércio novamente.

Contudo, há ações que ajudam bastante nesse processo. Mas antes, precisamos que você entenda um pouco sobre o Score. Essa pontuação é uma variável de 0 a 1000, elaborada pelo SPC e pela Serasa, a fim de mostrar o risco de uma pessoa ser um possível inadimplente para as empresas.

O score é calculado com base nas suas contas em atraso, na sua movimentação bancária e no seu histórico com o SPC e a Serasa.

Após pagar todas as suas contas, organize-se financeiramente para que esses atrasos não aconteçam mais. Crie o hábito de utilizar planilhas financeiras para acompanhar os seus orçamentos. Também evite estourar demais o limite do cartão de crédito, comprar muito parcelado, fazer financiamentos, etc.

Com os três passos acima você consegue ter o nome limpo de uma maneira bem simples e segura. O que achou? Comente!

Tags: Limpar nome, Nome sujo, Score, SERASA, SPC

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *